12 julho, 2024

Turismo de Portugal reforça Linha de Apoio à Qualificação da Oferta para 2024

O Turismo de Portugal, em parceria com várias instituições bancárias, relançou a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta para o ano de 2024. Com uma dotação de 300 milhões de euros, esta linha de financiamento pretende continuar a apoiar projetos turísticos de empresas turísticas de qualquer dimensão que promovam a qualificação da oferta e que respeitem os critérios de sustentabilidade ambiental e social.

Os projetos elegíveis incluem a requalificação e reposicionamento de empreendimentos turísticos, a criação de novos empreendimentos, estabelecimentos e atividades turísticas em territórios de baixa densidade, projetos integrados no Programa REVIVE e iniciativas de empreendedorismo inovador promovidas por PME a criar ou criadas há menos de cinco anos. Para serem elegíveis, todos os projetos devem incluir a execução de medidas de responsabilidade ambiental e medidas de responsabilidade social, nomeadamente na ótica de valorização das pessoas e das comunidades e acessibilidades.

O financiamento assume a forma de crédito reembolsável, e pode ascender a 80% do investimento elegível, com um máximo de 3 milhões de euros por projeto. O crédito é partilhado entre o Turismo de Portugal e o banco parceiro, sendo a componente do Turismo de Portugal reembolsável sem juros. Caso cumpram certas metas e critérios estabelecidos para os projetos, as empresas poderão beneficiar de um prémio de desempenho, que consiste na conversão de parte do financiamento em apoio a fundo perdido.

As candidaturas podem ser submetidas de forma contínua até ao esgotamento dos fundos disponíveis, através das instituições bancárias aderentes: Abanca, Bankinter, BPI, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, EuroBic, Millennium bcp, Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores e Santander.

Para mais informações, consulte o Portal do Turismo de Portugal.