15 março, 2024

Qualifica On apoia formação em empresas na adequação às transformações tecnológicas

Com o objetivo de apoiar a adequação das qualificações e competências dos trabalhadores às transformações tecnológicas em curso nas empresas, o programa Qualifica On surge como um novo apoio extraordinário à formação em momentos de paragem de produção.

Com este apoio, pretende-se que os períodos de paragem produtiva sejam aproveitados para implementação de projetos de formação que permitam adequar as qualificações dos trabalhadores às transformações organizacionais e tecnológicas em curso. Simultaneamente, pretende-se contribuir para a prevenção do risco de desemprego e melhoria da produtividade e competitividade da empresa e da economia.

O Qualifica On é aplicável a todas as empresas de todos os setores de atividade, traduzindo-se num apoio financeiro para fazer face aos encargos com os custos salariais, subsídio de alimentação e custos de formação por cada trabalhador. A taxa de financiamento é de 50% a fundo perdido, podendo esta ser aumentada para 60% no caso de formação ministrada a trabalhadores desfavorecidos e com deficiência. A taxa de financiamento pode ser ainda de 60% no caso de incentivos concedidos a médias empresas e de 70% em incentivos atribuídos a micro e pequenas empresas.

O apoio destina-se a um máximo de 200 horas de formação certificada por trabalhador, podendo ser ministrada de modo presencial, misto ou à distância (b-learning ou e-learning). No entanto, as horas de formação inseridas no programa Qualifica On não são contabilizadas para efeito de cumprimento das 40 horas de formação obrigatórias.

As candidaturas decorrem até 31 de dezembro de 2024, sendo as mesmas aprovadas até ao limite da dotação orçamental. 

As candidatura são efetuada através de formulário disponibilizado no portal do IEFP. Para mais informações consulte o portal do IEFP Online.