19 janeiro, 2024

2ª Edição do prémio da União Europeia para Campeões da Igualdade de Género

A Comissão Europeia está a promover a 2ª edição da iniciativa "Prémio para os Campeões da Igualdade de Género", destinada a reconhecer instituições académicas e de investigação que implementam com sucesso Planos de Igualdade de Género. Este prémio, instaurado pela primeira vez em 2022, não só destaca os resultados notáveis alcançados por essas organizações na promoção da igualdade de género, mas também incentiva a adoção e a melhoria contínuo de Planos de Igualdade de Género como critério de elegibilidade para organizações que aspiram participar no programa “Horizonte Europa”, uma iniciativa de pesquisa e inovação da UE​.

Nesta segunda edição, o prémio foi estruturado em três categorias distintas: “Campeões da Igualdade de Género Sustentável”, que contempla, organizações que demonstram um registo significativo e contínuo de atividades e altos níveis de realização através da implementação dos seus planos de igualdade. “Campeões da Igualdade de Género Novatos”, direcionado para instituições que recentemente começaram a implementar um plano de igualdade de género e que demonstram progressos significativos na sua execução e nos resultados alcançados. Por fim, “Campeões da Igualdade de Género Inclusivos”, visando organizações que desenvolveram os planos de igualdade de género mais inovadores, abordando interseções com outras categorias sociais, como etnia, origem social, orientação sexual e identidade de género, ou deficiência​​.

Cada vencedor recebe um prémio financeiro de 100.000 euros, sendo atribuídos dois prémios na categoria "Campeões da Igualdade de Género Sustentável", um na categoria "Campeões da Igualdade de Género Novatos" e um na categoria "Campeões da Igualdade de Género Inclusivos"​

Podem concorrer a esta distinção universidades, instituições de ensino superior e outras organizações de investigação, públicas ou privadas, estabelecidas num país da UE ou associadas ao programa “Horizonte Europa”.

Os interessados deverão submeter a sua candidatura até dia 25 de janeiro de 2024, através do Portal de Financiamento e Concursos da União Europeia.