06 outubro, 2023

Portugal 2030 – Avisos para financiamento em Inovação Social

Foram recentemente lançados os primeiros avisos da componente Social do Portugal 2030, com o propósito de fomentar a criação, desenvolvimento e expansão de Parcerias para a Inovação Social em todo o território continental. Estes incentivos, dotados de um montante total de 7.5 milhões de euros provenientes de fundos europeus, têm enfoque nos projetos que pretendem apoiar na capacitação nas áreas sensíveis da saúde mental, combate ao bullying, ciberbullying, prevenção de abusos e violência sexual, tendo como o público-alvo primordial crianças e jovens provenientes de meios desfavorecidos ou que se encontram em situações de vulnerabilidade.

Os principais destinatários destes avisos são as entidades de natureza privada e aquelas pertencentes à Economia Social, englobando cooperativas, associações mutualistas, misericórdias, fundações, instituições particulares de solidariedade social, bem como associações e entidades enquadradas nos subsetores comunitário e autogestionário. Adicionalmente, instituições de ensino superior públicas também se encontram incluídas como potenciais beneficiários destas oportunidades de financiamento.

Todos os projetos selecionados para beneficiar destes incentivos possuirão, como desígnio fundamental, a conceção e implementação de soluções inovadoras e eficazes com vista à resolução de problemáticas sociais. A distribuição de recursos financeiros para os avisos em questão segue uma estrutura regional específica. Na Região Norte e Centro, está destinada uma dotação de 2.55 milhões de euros, permitindo uma comparticipação máxima de até 85% do montante total do projeto. No que concerne à Região de Lisboa, encontra-se alocado um financiamento de 600 mil euros, com uma comparticipação máxima de até 40%. A Região do Alentejo beneficiará de uma dotação de 850 mil euros, permitindo uma comparticipação máxima de até 85% do investimento total. Por último, a Região do Algarve terá à sua disposição um montante de 1 milhão de euros, com a possibilidade de uma comparticipação máxima de até 60%.

A apresentação das candidaturas é feita no Balcão2030, recorrendo o período de candidaturas até dia 24 de novembro de 2023.

Para saber mais consulte portugal2030.pt.