01 outubro, 2020

Candidaturas abertas à medida Estágios Ativar

 

A medida “Estágios ATIVAR.PT” – que surge como substituto dos Estágios Profissionais – visa o apoio à inserção de jovens no mercado de trabalho ou à reconversão profissional de desempregados através do desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho.

Excecionalmente até ao dia 30 de junho de 2021, esta medida destinam-se a: desempregados inscritos no IEFP com idade entre os 18 e os 35 anos e com uma qualificação mínima equivalente ao 12º ano de escolaridade; desempregados com mais de 35 anos se estiverem em situação de desemprego há mais de 6 meses, salvo algumas exceções; e desempregados inseridos em situações de vulnerabilidade.

Os estágios mantêm a duração de 9 meses e os estagiários têm direito a bolsa mensal e refeição ou subsídio de refeição podendo, em situações extraordinárias, receber subsídio de transporte. Igualmente, como forma a mitigar o impacto socioeconómico da pandemia que vivemos, o empregador pode requerer ao IEFP uma prorrogação de 3 meses dos Estágios Profissionais que se encontrem a decorrer e cuja data de fim de contrato de estágio seja anterior ao dia 1 de janeiro, passando estes a ter, assim, a duração total de 12 meses.

O período para apresentação de candidaturas à medida Estágios ATIVAR.PT decorre entre o dia 1 de outubro e o dia 18 de dezembro. 

Para mais informações basta aceder a www.iefp.pt.