24 agosto, 2020

Linha de Apoio à Economia COVID-19 - Micro e Pequenas Empresas


A Linha de Apoio à Economia COVID-19 surge para apoiar a recuperação das Micro e Pequenas empresas afetadas pelos efeitos da pandemia do COVID-19. Este apoio assenta no empréstimo de capital a Micro e Pequenas empresas que apresentaram uma quebra acentuada de, pelo menos, 40% da faturação no período de março a maio de 2020, e é destinado exclusivamente ao financiamento de necessidades de tesouraria.

As empresas podem obter financiamento até 50.000€, no caso de Microempresas, ou até 250.000€, no caso das Pequenas Empresas, para um prazo máximo da operação de até 6 anos, incluindo 18 meses de carência de capital, e uma garantia até 90% do capital em dívida.

Para se poderem candidatar, as empresas não poderão ter sido consideradas como uma empresa em dificuldade, a 31 de dezembro de 2019, nem ter sede em países ou regiões com regime fiscal mais favorável (offshore). Além disso, para aceder a esta Linha de Apoio, as empresas necessitam de assumir o compromisso de manutenção dos postos de trabalho permanentes até 31 de dezembro de 2020.

As candidaturas são feitas junto das instituições de crédito, após uma primeira análise e decisão autónoma do Banco, a Sociedade de Garantia Mútua emite o seu aval ou recusa do pedido. Para mais informações, aceda a www.spgm.pt.