23 julho, 2020

Abertas as candidaturas ao Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico - Projetos Demonstradores Individuais


O SI ID&T para projetos Demonstradores Individuais visa apoiar PME com vocação altamente inovadora e capacidade de introduzir alterações disruptivas nos mercados. Este apoio surge para financiar empresas portuguesas candidatas aos programas europeus “WSME Instrument – Fase 2” e “Accelerator” que, não tendo obtido financiamento, tenham obtido a confirmação do mérito do seu projeto, através da atribuição do Selo de Excelência da Comissão Europeia nas edições de 2019 e 2020.

Desta forma, este incentivo destina-se a projetos empresariais que têm como objetivo a demonstração de tecnologias avançadas e de linhas-piloto e que, partindo de atividades de I&D concluídas com sucesso, visem evidenciar, perante um público especializado e em situação real, as vantagens económicas e técnicas das novas soluções tecnológicas que não se encontram suficientemente validadas do ponto de vista tecnológico para utilização comercial.

O incentivo a conceder tem como base uma taxa máxima de 25%, podendo sofrer majorações em certas situações previstas em regulamento. Para projetos com um incentivo até 1 milhão de euros, o incentivo é não reembolsável. No caso de o incentivo ultrapassar esse valor, 75% do valor excedente assume a modalidade de incentivo não reembolsável e a restante parcela assume a modalidade de incentivo reembolsável, sendo que esta última parcela será incorporada no incentivo não reembolsável sempre que o seu valor for inferior a 50.000 euros. 

O período de candidaturas para este programa termina no dia 31 de agosto de 2020. Para mais informações consulte www.compete2020.gov.pt.