01 maio, 2020

Norte2020: Abertas as candidaturas à Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados!


Encontram-se a decorrer as candidaturas ao sistema de incentivo “Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados” do Norte 2020, o qual é destinado a empresas e entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação localizadas nos territórios do interior. Este programa de apoio tem como principal objetivo apoiar as empresas e institutos de investigação na aquisição de massa crítica e de suporte ao desenvolvimento de processos que promovam a inovação empresarial e a transferência de conhecimento e novas tecnologias para as empresas, estimulando a competitividade dos territórios de baixa densidade.

São apoiadas contratações de recursos humanos altamente qualificados, dotados de grau académico com nível de qualificação igual ou superior a 6 (licenciados, mestres, doutorados ou pós-doutorados), por um período máximo de 36 meses. A contratação de recursos humanos no âmbito deste apoio implica a celebração de contrato individual de trabalho com duração mínima de 24 meses. São consideradas como despesas elegíveis: o salário base (com o limite mínimo de vencimento de 1200 euros); despesas com Segurança Social; e, despesas com o seguro de acidentes de trabalho.

A Contratação se Recursos Humanos Altamente Qualificados assume a forma de incentivo não reembolsável (“fundo perdido”) e é calculado através da aplicação às despesas consideradas elegíveis de uma taxa que difere consoante o tipo de benificiário: para as empresas, é aplicada uma taxa de 50%; para as entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação é aplicada uma taxa de cofinanciamento comunitário de 85%. A primeira fase para submissão de candidaturas termina no dia 30 de junho de 2020. Todas as informações sobre este programa de apoio em: www.norte2020.pt.