16 abril, 2020

PT2020 Internacionalização das PME: candidaturas abertas!


Encontram-se abertas as candidaturas ao sistema de incentivo “Internacionalização das PME - Acelerador de Exportações” do Portugal 2020, um concurso que tem como principal objetivo promover o aumento das exportações e reforçar a presença nos mercados internacionais das PME portuguesas já exportadoras.

No âmbito deste programa são suscetíveis de apoio os projetos de promoção de internacionalização que visem: conhecimento dos mercados externos; prospeção e presença em mercados internacionais; marketing internacional; presença na web; desenvolvimento e promoção internacional de marcas; certificações específicas para os mercados externos; e, inovação organizacional nas práticas comerciais e nas relações externas. Em termos práticos, são elegíveis as seguintes tipologias de despesa: equipamentos e software relacionado com o projeto; contratação de quadros técnicos qualificados; aluguer de espaço em feiras; construção do stand; viagens, estadias e a contratação de tradutores/intérpretes externos à organização das feiras; campanhas de marketing nos mercados externos; custos com a presença na web; estudos, diagnósticos e auditorias; entre outros.

O limite mínimo de despesas elegíveis por projeto é de 25 mil euros e as candidaturas devem ser submetidas até 8 de junho de 2020. O incentivo a conceder no âmbito deste programa assume a natureza de incentivo não reembolsável (“fundo perdido”) e é calculado com base na aplicação de uma taxa de 45% às despesas consideradas elegíveis. 

Mais informações em www.portugal2020.pt.