27 março, 2020

Apoio a projetos de I&D - Research 4 Covid-19


A FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, lançou uma linha de financiamento para Investigação e Desenvolvimento relacionados com a pandemia de Covid-19.

Pretende-se alavancar atividades de Investigação e Desenvolvimento com impacto previsto a curto prazo, e que contribuam para o esforço nacional de gestão da crise epidemiológica, para a melhoria da resposta dos sistemas de saúde à Covid-19, à gestão dos doentes, e à implementação de medidas de saúde pública. 

Os projetos e iniciativas de Investigação e Desenvolvimento podem considerar novas ferramentas de prevenção, desenvolvimento terapêutico, métodos de diagnóstico, estudos clínicos e epidemiológicos, assim como atividades de investigação e desenvolvimento que incluam uma componente sociocultural e ações de promoção de uma sociedade resiliente com capacidade de enfrentar o atual contexto de incerteza em que vivemos, sobretudo na população mais idosa e em grupos de maior risco.

O financiamento de cada projeto será até 30 mil euros e dirige-se a unidades de investigação e desenvolvimento das instituições do ensino superior e seus institutos, laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, que poderão concorrer individualmente ou em parceria, sendo obrigatória a participação de serviços e entidades prestadoras de cuidados de saúde. As empresas podem também participar desde que em parceria com instituições de investigação.

O primeiro prazo de candidatura decorrerá até às 17h00 do dia 5 de abril de 2020. 

Para mais informações basta ceder a www.fct.pt.