14 março, 2019

ePortugal: novo portal de serviços da Administração Pública


Foi lançado no final do mês de fevereiro o novo portal de serviços digitais da Administração Pública: o ePortugal. Este portal de serviço público veio substituir o Portal do Cidadão e é mais intuitivo e inclusivo, sendo o resultado de uma procura constante por facilitar cada vez mais o relacionamento entre cidadãos, empresas e a Administração Pública.

Está em causa um canal digital privilegiado de acesso à informação e à prestação de serviços públicos, estando otimizado para ser utilizado através de qualquer dispositivo, seja computador, smartphone ou tablet. Destacando-se também pelo seu cariz inovador, o Portal é adaptável ao utilizador e totalmente personalizável, permitindo a alteração de menus e cores que tornem a experiência de navegação amigável e ajustada às necessidades de cada um.

Com o ePortugal as fichas de serviços mais relevantes para cidadãos e empresas foram revistas para tornar a sua linguagem mais simples e clara, e o conjunto de serviços e aplicações também cresceu, destacando-se o Mapa de Cidadão, com georreferenciação de todos os serviços do Estado, a Agenda de Cidadão, a Bolsa de Documentos e as Certidões Online.

O ePortugal disponibiliza também um assistente virtual chamado Sigma. Trata-se de um chat bot que permite o esclarecimento rápido de dúvidas, servindo de apoio à navegação, e que poderá também ser encontrado no Facebook. Com a ajuda do Sigma pode, por exemplo, efetuar o serviço de alteração de morada. Mais informações estão disponíveis em eportugal.gov.pt