28 março, 2019

Concurso premeia projetos que reduzam o plástico


Acabar com os resíduos do plástico é o mote da edição de 2019 do Concurso Europeu para a Inovação Social. Podem concorrer propostas de mudança de processos atualmente existentes ou propostas de novos produtos e iniciativas, desde que cumpram algum dos seguintes objetivos: a redução do consumo de produtos de plástico de utilização única; a reciclagem e reutilização de plásticos existentes; a mudança dos comportamentos dos consumidores ou das práticas retalhistas e comerciais; o tratamento dos resíduos de plásticos acumulados nos aterros e no ambiente; a aplicação de modelos empresariais alternativos; a otimização das cadeias de abastecimento e a introdução de novos materiais adequados a uma economia circular ou a oferta de alternativas sustentáveis aos plásticos fabricados a partir de combustíveis fósseis.

As candidaturas estão abertas até 4 de abril e devem apresentar soluções passíveis de utilizar em larga escala e formas de reduzir os resíduos do plástico de forma sistémica a nível local, nacional e europeu. Qualquer entidade, desde estudantes a empresas e outros inovadores sociais, podem participar, devendo para isso, submeter a candidatura online.

Em maio, as trinta melhores candidaturas selecionadas vão ter acesso a sessões de mentoria personalizada, apoio de promoção e comunicação do projeto e possibilidade de participar, em julho, numa academia de três dias em Itália. Em outubro, serão conhecidos os três vencedores. Cada um terá direito a um prémio de 50 mil euros. 

Mais informações disponíveis no website CHALLENGING Plastic Waste.