08 fevereiro, 2019

Núcleos de I&DT (projetos individuais): candidaturas abertas até 29 de março



Estão abertas as candidaturas ao programa “Núcleos de I&DT (projetos individuais)” que tem como objetivo apoiar projetos que contribuam para o aumento do investimento empresarial em matéria I&D - Investigação e Desenvolvimento, nomeadamente através da realização de atividades de inovação e investigação industrial e desenvolvimento experimental; o reforço da sua competitividade; e, a difusão, transferência e a utilização de tecnologias, conhecimentos e resultados de I&D no tecido empresarial.

São suscetíveis de apoio os projetos realizados por PME - Pequenas e Médias Empresas, que visem criar na empresa, de forma sustentada, competências internas de I&D e de gestão da inovação, através de unidades estruturadas com características de permanência e dedicadas exclusivamente a atividades de I&D.

Relativamente à elegibilidade das despesas, são consideradas elegíveis despesas com: pessoal técnico dedicado a atividades de I&D (incluindo bolseiros); formação de recursos humanos; adaptação de edifícios e instalações; serviços a terceiros, incluindo assistência técnica, científica e consultoria; instrumentos e equipamento científico e técnico e software específico; implementação e certificação do sistema IDI segundo a NP 4457:2007; despesas com a intervenção de auditor técnico-científico; e, despesas com TOC e ROC para validação de despesas do projeto. São ainda elegíveis despesas com custos indiretos, calculados a uma taxa fixa de 25% dos custos elegíveis diretos, excluindo a subcontratação.

O financiamento a conceder assume a forma de incentivo não reembolsável e a taxa máxima de incentivo a atribuir aos projetos é de 50%. O prazo para a apresentação de candidaturas termina no dia 29 de março de 2019.

Mais informações em www.portugal2020.pt.