14 setembro, 2017

“Empreende Já” abre candidaturas a 18 de setembro


A partir do dia 18 de setembro, inicia-se a segunda edição de candidaturas ao Programa “Empreende Já” que apoia a empregabilidade de jovens NEET - Neither in Employment nor in Education or Training. Promovido pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, o “Empreende Já” tem como objetivos apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, bem como a criação de postos de trabalho por e para jovens.

O “Empreende Já” é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado no valor de 4,6 milhões de euros, pelo POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 - Iniciativa Emprego Jovem.

O “Empreende Já” vai desenvolver a segunda edição entre 2017 e 2018, através da implementação de duas ações distintas: a Ação 1 que irá apoiar o desenvolvimento de projetos, centrada na aquisição de competências por parte dos jovens (250 horas de formação e 30 horas de tutoria); e, a Ação 2 que irá apoiar a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho, criados ao abrigo do Programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores da Ação 1.

O IPDJ pretende envolver, na Ação 1 deste Programa, 370 jovens NEET dos 18 aos 29 anos e apoiar a integração e a sustentabilidade de 90 postos de trabalho. Durante seis meses, os jovens empreendedores beneficiarão de: uma bolsa de apoio financeiro equivalente a 1,65 do IAS - Indexante de Apoio Social (421,32 euros); 250 horas de formação e 30 horas de tutoria; e, um seguro de acidentes pessoais.

Os jovens que passarem para a Ação 2 recebem 10 mil euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada, comprometendo-se a manter a entidade em atividade durante 2 anos.

As candidaturas ao “Empreende Já” decorrem de 18 de setembro a 30 de novembro de 2017. Os interessados poderão consultar mais informações em: www.juventude.gov.pt.