30 junho, 2017

Candidaturas ao programa SI2E disponíveis para projetos localizados no Cávado


Estão disponíveis as candidaturas ao programa SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego para as empresas que pretendam realizar investimentos na região do Cávado.

O programa SI2E apoia de forma simplificada pequenos investimentos empresariais de base local que originem a criação de postos de trabalho. Apesar de abranger todos os concelhos do Cávado (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde) é dada alguma prioridade aos projetos localizados em territórios de baixa densidade, isto é, zonas mais rurais.

São elegíveis os projetos que visem a criação de micro e pequenas empresas, ou a expansão e modernização de empresas já existentes, que originem a criação de postos de trabalho, onde se inclui o próprio posto de trabalho do promotor/empresário. As despesas elegíveis vão desde a aquisição de máquinas, equipamentos, software, estudos, planos de marketing, serviços de arquitetura e de engenharia, obras de remodelação e adaptação e participação em feiras e exposições no estrangeiro.

O subsídio a atribuir assume a forma de incentivo não reembolsável (fundo perdido) e a taxa de apoio pode variar entre os 30% e os 60% do investimento elegível. Para além do subsídio ao investimento existe também o apoio à criação de emprego que poderá ir até 5.055 euros por cada posto de trabalho.

A gestão do programa SI2E na região do Cávado é partilhada pela ATAHCA e pela CIM do Cávado. Os projetos localizados na área de intervenção na ATAHCA podem ter um investimento máximo até 100.000 euros. Os projetos que apresentem um investimento entre 100.000 e 235.000 euros são enquadrados na CIM do Cávado. Existe uma exceção para projetos localizados em zonas sem intervenção da ATAHCA, uma vez que podem submeter a candidatura à CIM do Cávado e podem apresentar um investimento elegível inferior a 100.000 euros.

Existem duas fases de candidatura, sendo que a primeira fase termina em 14 de agosto e a segunda em 14 de novembro de 2017. A submissão de candidaturas é feita através do Balcão2020. Mais informações estão disponíveis em www.portugal2020.pt.