06 abril, 2017

Programa CoopJovem tem 15 milhões para apoiar 2 700 jovens até 2018


O Programa CoopJovem, cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, visa promover o empreendedorismo cooperativo, conta com um orçamento global de 15 milhões de euros e prevê apoiar 2.700 jovens NEET (que não estudam nem trabalham) até 2018. O objetivo do programa passa por apoiar jovens no desenvolvimento de uma ideia de negócio, facilitando a criação do próprio emprego.

São potenciais beneficiários os jovens entre os 18 e os 29 anos que pretendam constituir uma nova cooperativa, que integre no mínimo três e no máximo nove cooperadores, ou que pretendam criar uma nova secção em cooperativas agrícolas já existentes, que tenha até dez trabalhadores. O programa prevê a atribuição de bolsas, cujo valor varia consoante as habilitações dos candidatos, durante um período máximo de seis meses, cujo valor varia de acordo com as habilitações.

A terceira fase de candidaturas termina no próximo dia 30 de abril. Em Portugal, o programa é gerido pela CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social. Mais informações em: www.cases.pt.