03 agosto, 2016

Qualidade de Vida no Trabalho. Utopia ou realidade?


 
 
Atualmente vivemos num ambiente altamente competitivo no contexto laboral. O aumento do número de licenciados associado à globalização conduziu a uma crescente exigência relativa ao colaborador - é-lhe exigido que aplique o melhor das suas competências e capacidades diariamente e o próprio sente pressão nesse sentido. O indivíduo vive, então, voltado para o trabalho. Do mesmo decorre a sua capacidade de se auto sustentar e, não poucas vezes, de providenciar para a sua família. Numa tentativa de minimizar os efeitos colaterais desta pressão, que culmina frequentemente em elevados níveis de absentismo, uma reduzida percentagem de organizações investe em práticas de Qualidade de Vida no Trabalho.

As práticas utilizadas são diversas, mas incidem, muito sumamente, na flexibilização de horários, no estabelecimento de veículos de comunicação abertos, na criação de planos de carreira, seguros de saúde, no reconhecimento e na adequação de compensações e no potenciar de ambientes de trabalho harmoniosos. No entanto, estas iniciativas parecem ainda, para um significativa parte das organizações, autêntico futurismo.

É curioso verificar que vivemos e trabalhamos numa sociedade de futuro e continuamos a munir-nos de ferramentas e metodologias ultrapassadas, gerando desconforto e ambientes hostis nas organizações. As organizações inovadoras e conscientes desta realidade, não permitem que a mesma constitua a sua verdade. As empresas inteligentes procuram hoje transformar o ambiente de trabalho e a saúde física, emocional e psicológica dos colaboradores em vantagem competitiva, tendo plena convicção estratégica de que quanto mais incrementarem os níveis de satisfação dos colaboradores, maior retorno terão em produtividade, criando assim a visão de uma organização mais competitiva, equilibrada e feliz. E a sua organização? Já pensou no que pode fazer para melhorar a qualidade de vida no trabalho dos seus colaboradores?

Sara Oliveira
Consultora-Formadora
EDIT VALUE® Formação Empresarial