21 julho, 2016

Portugal à frente de Espanha, Grécia e Polónia em inovação


A Comissão Europeia publicou os resultados de 2016 do Painel Europeu da Inovação, do Painel de Avaliação da Inovação Regional e do Inobarómetro.

Num ranking liderado pelos países do norte e centro da Europa, Portugal encontra-se perto da média europeia em inovação e à frente de países como Espanha, Grécia e Polónia. O ranking avalia dimensões como investimento em inovação e investigação e desenvolvimento, publicações científicas, emprego em áreas de conhecimento, registo de patentes e outros efeitos económicos. Portugal apresenta uma melhor performance na área dos recursos humanos, encontrando-se acima da média europeia. Este indicador avalia a quantidade de novos doutorados, população com cursos superiores e níveis de educação.

A nível internacional verifica-se que o nível de inovação da União Europeia está-se a aproximar dos níveis do Japão e dos Estados Unidos da América. Prevê-se que nos próximos dois anos, a maioria das empresas irá manter ou aumentar o nível de investimento em inovação.

Para saber mais, deverá consultar o European Innovation Scoreboard em www.ec.europa.eu.