17 março, 2016

Portugal 2020: Internacionalização PME (projetos individuais)


O sistema de incentivo “Internacionalização PME” do Portugal 2020 tem como principal objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, com vista a promover o aumento das exportações através do desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais e de processos de qualificação das PME para a internacionalização, valorizando os fatores imateriais da competitividade e permitindo potencial o aumento da sua base e capacidade exportadora.

No âmbito do SI “Internacionalização PME”, são suscetíveis de apoio projetos de promoção da internacionalização que visem: conhecimento dos mercados externos; prospeção e presença em mercados internacionais; marketing internacional; presença na web (economia digital); desenvolvimento e promoção internacional de marcas; certificações específicas para os mercados externos; e, inovação organizacional nas práticas comerciais e nas relações externas. Em consequência, são elegíveis as seguintes tipologias de despesa: equipamentos e software relacionado com o desenvolvimento do projeto; contratação de quadros técnicos (licenciatura); aluguer de espaço em feiras; construção do stand; viagens e estadias; contratação de tradutores/intérpretes externos à organização das feiras; campanhas de marketing nos mercados externos; custos com a presença na web; estudos, diagnósticos e auditorias; custos com intervenção de TOC/ROC; obtenção de certificações específicas para os mercados externos; e, formação profissional relacionada com o projeto.

As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 13 de maio de 2016 e o limite mínimo de despesa elegível por projeto é de 25 mil euros. O incentivo a conceder no âmbito do “Internacionalização PME” assume a natureza de incentivo não reembolsável (“fundo perdido”) e é calculado com base na aplicação de uma taxa de 45% às despesas consideradas elegíveis. Mais informações em www.portugal2020.pt.