25 fevereiro, 2016

Portugal 2020: Indústria transformadora e região Norte lideram procura


Desde que os concursos que dão acesso aos novos fundos europeus do Portugal 2020 tiveram início já se registaram mais de 12 mil candidaturas que se propõem a investir cerca de 7,1 milhões de euros na economia portuguesa contando para isso com o apoio de Bruxelas.

A indústria transformadora lidera a corrida aos fundos europeus captando cerca de 75% dos incentivos já aprovados, com destaque para as fileiras metálica, do têxtil, do vestuário e do calçado, da borracha e plásticos, da mecânica e eletrónica e do papel e publicações. Os projetos de investimento incidem sobretudo em bens intermédios e de processamento regional de média e baixa intensidade tecnológica.

Por sua vez, a região do Norte está a captar 47% dos incentivos já aprovados no investimento empresarial no quadro de 2014/2020, seguida da região Centro com 33%, do Alentejo com 7% e do Algarve com 1%. Até ao final de 2015, 13% dos incentivos destinaram-se a projetos “multiregiões”. Na região Norte, a área metropolitana do Porto é aquela que recebe mais incentivos, seguindo-se do Ave, de Aveiro, do Cávado e de Leiria que, no total, respondem por mais de metade de incentivos e das candidaturas tendo já captado mais de 380 milhões de euros dos fundos europeus para as empresas.

Os sistemas de incentivo do Portugal 2020 têm cerca de 4 mil milhões de euros para apoiar o investimento empresarial sendo que estão disponíveis vários apoios para as empresas que estejam interessadas em investir nos seguintes domínios: empreendedorismo; inovação produtiva; internacionalização e qualificação das PME; ou, investigação e desenvolvimento tecnológico.