10 setembro, 2015

Candidaturas abertas para a Semana Europeia das PME 2015


Encontram-se abertas até 30 de novembro de 2015, as candidaturas para eventos a realizar até 31 de dezembro no âmbito da Semana Europeia das PME 2015, uma iniciativa da Comissão Europeia. Realizada no âmbito da “Small Business Act”, a Semana Europeia das PME - Pequenas e Médias Empresas promove a divulgação de atividades que contribuam para fomentar o empreendedorismo na Europa. É uma campanha que tem como objetivo informar sobre os instrumentos e programas nacionais e comunitários de apoio ao desenvolvimento empresarial e incentivar o empreendedorismo e espírito empresarial.

O principal evento de Semana Europeia das PME é organizado anualmente, no outono, a par da Assembleia da PME e a cerimónia de entrega dos prémios europeus de promoção empresarial. Podem candidatar-se eventos promovidos por empresas ou entidades públicas ou privadas da envolvente empresarial, sendo que a candidatura deve ser formalizada através de um formulário em linha, com antecedência mínima de um mês em relação à data da realização da atividade.

Todos os eventos devem ser enquadrados num tema principal, como por exemplo criação de empresas, apoios, financiamento e incentivos PME, inovação e propriedade intelectual, fiscalidade, Internacionalização, cooperação e desenvolvimento empresarial, podendo assumir a forma de conferências, feiras, espaços de networking, entre outros. Todos os eventos com candidatura aprovada beneficiarão de uma grande visibilidade associada a uma atividade com enorme projeção no espaço europeu.

Em Portugal, o IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, para o setor público, e a CIP - Confederação Empresarial de Portugal, para o setor privado, são as entidades coordenadoras desta iniciativa. Mais informações em ec.europa.eu.