30 julho, 2015

Comércio Investe: IAPMEI reforça apoio com novo pacote de 40 milhões de euros


O IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação acaba de reforçar os apoios a estratégias de modernização do setor do comércio tradicional ou de proximidade, com um novo pacote de financiamento de 40 milhões de euros. Os apoios concedidos conjugam, em igual montante, incentivos não reembolsáveis com uma linha de crédito especial, garantida pelo Estado. Este reforço coincide com a divulgação dos resultados do concurso aberto este ano pelo IAPMEI ao abrigo da medida Comércio Investe, um instrumento que visa incentivar o aumento da capacidade competitiva do pequeno comércio de proximidade.

Relativamente à segunda fase de candidaturas ao Programa Comércio Investe, que decorreu entre 13 de fevereiro e 13 de abril deste ano, o IAPMEI divulgou também os resultados da avaliação dos projetos apresentados. Nesta segunda fase, foram aprovados 657 projetos de modernização comercial, entre projetos individuais e projetos conjuntos, que têm associado a nível nacional um investimento superior a 48 milhões de euros. Os projetos aprovados englobam mais de 950 empresas e envolvem a criação potencial de mais de 1100 novos postos de trabalho. Ao nível da distribuição regional dos apoios, a Região Norte lidera absorvendo 40% do investimento aprovado. Segue-se Lisboa e Vale do Tejo com 30% do total de candidaturas, a região Centro com 23% e o Alentejo com cerca de 6%.

A medida Comércio Investe foi criada pela Portaria n.º 236/2013, de 24 de julho, e substituiu o anterior sistema de incentivos a projetos de modernização do comércio. Os apoios financeiros às empresas com projetos aprovados assumem a forma de incentivo não reembolsável, correspondente a 40% ou 45% das despesas elegíveis, caso se trate, respetivamente, de projetos individuais ou de projetos conjuntos.