16 maio, 2015

Como reter os seus melhores talentos


Richard Branson, fundador do grupo Virgin (empregador de cerca de 65 mil pessoas em todo o mundo), descreveu três formas que acredita conduzirem à retenção dos melhores talentos da organização. Em entrevista ao entrepreneur.com, o CEO crê que três aspetos permitiram que os talentos que recrutou e desenvolveu não abandonassem a organização enquanto geravam resultados:

1. Liberdade - “É necessário que dê liberdade às pessoas para serem criativas, apresentarem as suas ideias e tornarem-nas em realidade. Ao longo dos anos, algumas das ideias dos meus colaboradores deram origem a muitas das nossas empresas. Isto ajudou-nos a entrar em novos mercados e com uma elevada taxa de sucesso. A sua empresa deve atuar como um trampolim para os colaboradores com ambições, não como um par de grilhões”;

2. Clarividência - “Isto é importante nos negócios. Não espere que os seus colaboradores lhe venham dizer que estão de saída antes de ter começado a pensar em quais os objetivos deles e o que os mantém felizes - isto deve constar do seu mapa de contratações. Antes de avançar com a contratação de um novo colaborador, tenha a certeza de ter pensado na forma como os objetivos de carreira dessa pessoa se encaixam na sua organização. Caso não se encaixem é provável que trabalhem juntos por pouco tempo”;

3. Não entre em pânico - “Se tem alguém da sua equipa que está realmente a florescer, este pode bem chegar ao ponto de querer tornar-se no seu próprio chefe e quando isso acontece, não pode culpar ninguém. Como qualquer empresário lhe dirá, não há nada semelhante a gerir o seu próprio negócio. Esta é uma oportunidade para a sua empresa e não um retrocesso. Trazer alguém para esse nível pode proporcionar-lhe uma nova perspetiva sobre o negócio e a oportunidade de aumentar competências e talentos”.

E se o/a colaborador/a estiver de partida para uma empresa da concorrência ou para iniciar o seu próprio negócio? Richard Branson afirma que, nesse caso, o melhor a fazer é desejar ao/à colaborador/a “boa sorte” e pensar que um dia poderá vir a decidir fazer negócio com esse/a mesmo/a colaborador/a.


Sara Oliveira
Consultora-Formadora
EDIT VALUE® Formação Empresarial