05 fevereiro, 2015

SME Instrument: sub call em aberto!


Encontram-se a decorrer até dia 16 de dezembro de 2015 as candidaturas à sub call do SME Instrument “Boosting the potential of small businesses for eco-innovation and a sustainable supply of raw materials”. Esta sub call tem como propósito estimular o potencial das PME - Pequenas e Médias Empresas para a ecoinovação e a oferta sustentável de matérias-primas. Com uma dotação orçamental de 26,5 milhões de euros, esta sub call é direcionada para todos os tipos de ecoinovação promovidos por PME’s de todas as áreas que abordam a ação do clima, o ambiente, a eficiência dos recursos e matérias-primas, com foco em PME’s que mostram uma forte ambição de desenvolver, crescer e internacionalizar. São elegíveis ideias inovadoras, produtos, processos, serviços e modelos de negócio, tanto em B2B - Business-to-Business como em B2C - Business-to-Customer.

Esta sub call está sujeita às condições comuns do SME Instrument, sendo por isso composta por três fases distintas e um serviço de coaching e mentoring para os beneficiários. A fase I tem uma duração de 6 meses e é dedicada à viabilidade tecnológica, técnica e económica, podendo as empresas usufruir de um apoio financeiro através de um Lump Sum de 50 mil euros. Com um financiamento que poderá ir até aos 2,5 milhões de euros, a fase II destina-se à implementação e validação técnica da ideia (duração entre 12 e 24 meses). Por último, a Fase III visa apoiar a comercialização das soluções ou produtos desenvolvidos na fase anterior mas as empresas não beneficiarão de financiamento direto, pois o apoio consiste em facilitar o acesso a crédito com baixas taxas de juro e o acesso a capital de risco.

O SME Instrument consiste assim num tipo de instrumento financeiro de apoio às PME, representando uma nova abordagem no apoio das suas atividades de inovação. Este programa conta com um dotação orçamental de 3 mil milhões de euros para o período 2014-2020 e visa apoiar a transformação de ideias de negócio disruptivas em soluções concretas e inovadoras com impacto significativo a nível europeu e global, permitindo o desenvolvimento, crescimento e internacionalização das empresas. Para mais informações poderão aceder a ec.europa.eu.