01 janeiro, 2015

Empreendedorismo feminino pode aumentar PIB mundial em 2%


Se homens e mulheres participassem de igual forma no mundo do empreendedorismo, o PIB global poderia crescer cerca de 2%, ou 1,2 mil milhões de euros, de acordo com uma pesquisa do grupo Boston Consulting (BCG).

Atualmente, o número de homens que começam, sustentam e fazem crescer o seu próprio negócio é muito superior quando comparado com o universo feminino. As razões que explicam este desequilíbrio são complexas e variadas, mas incluem diferenças no acesso ao capital humano, financeiro e social. Enquanto estas diferenças não forem resolvidas através de medidas concretas, as disparidades entre homens e mulheres vão manter-se e o desenvolvimento e crescimento económicos à escala global não atingirão o seu potencial máximo.

Globalmente, as mulheres são proprietárias de 40% menos empresas do que os homens. O acesso ao capital social é determinante para o sucesso das mulheres, uma vez que aumenta as aspirações, a credibilidade e o acesso ao investimento, sendo que as redes eficazes de empowerment feminino devem incorporar a interligação de três dimensões: a intenção, a inclusão e a interação.

Raquel Seabra, Project Leader da BCG sublinha o papel determinante que as organizações podem ter, assegurando que se criam as condições para o sucesso do empreendedorismo feminino, promovendo o acesso das mulheres ao capital social. O capital social ou as redes de contactos e de confiança existentes entre indivíduos são elementos chave para a disseminação de informação relevante e para a tomada de risco.

O empreendedorismo feminino é um desígnio global e eliminar o fosso existente entre mulheres e homens no mundo do empreendedorismo é positivo para toda a sociedade. Quando não existem outras oportunidades de trabalho, o empreendedorismo é um caminho para as mulheres se auto-projetarem e participarem ativamente na economia dos seus países.