06 novembro, 2014

BEI empresta 500 milhões a bancos portugueses para financiarem PME


O BEI - Banco Europeu de Investimento vai conceder um empréstimo de 500 milhões de euros ao BPI - Banco Português de Investimento (300 milhões de euros) e ao Santander Totta (200 milhões de euros) para o financiamento de projetos de investimento realizados por PME - Pequenas e Médias Empresas (até 250 trabalhadores) e mid-caps - empresas de média dimensão, em Portugal.

O empréstimo do BEI será destinado maioritariamente ao financiamento de projetos de PME e mid-caps, contudo parte dele também poderá ser atribuído a outras entidades promotoras de projetos em diferentes setores da indústria e dos serviços. O empréstimo destina-se ao apoio do emprego dos jovens, à investigação e ao desenvolvimento, ao ensino superior e à agricultura.

Relativamente às condições de financiamento, o BEI apoiará até 100% do custo total os projetos de PME e mid-caps (no máximo de 12,5 milhões de euros por projeto) e até 50 % para outros tipos de projetos, sendo que está previsto que 80% do montante total do empréstimo seja afetado a projetos localizados em regiões de convergência.

Para além do financiamento do BEI, o BPI e o Santander Totta acrescerão 300 milhões e 200 milhões, respetivamente, para este programa de financiamento.