09 outubro, 2014

“Human Governance”: A Gestão das Pessoas no “Core” Estratégico das Organizações


O Centro Cultural de Belém acolherá no próximo dia 22 de outubro, o 47º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas. Numa altura em que as práticas de “Corporate Governance” se começam a generalizar, particularmente nas empresas de maior amplitude, instituindo o rigor, a transparência e a ética como valores bases que alicerçam a gestão, os modelos mais recentes de “Human Governance” vêm contribuir para a valorização do indivíduo e da pessoa como uma parte fundamental da estratégia das organizações.

Este ano, o evento envolve uma conferência subordinada ao tema “Creating People Advantage: The latest trends and top priorities to develop your best HR Strategy”, em que será apresentado o maior e mais abrangente estudo em todo o mundo sobre as tendências e o futuro da Gestão de Recursos Humanos e que procura identificar as prioridades-chave no que concerne à gestão das pessoas bem como os atuais desafios e oportunidades que as organizações enfrentam. O estudo foi lançado em 90 países, sendo Portugal o primeiro a divulgar as principais conclusões. Serão também apresentadas outras conferências subordinadas aos temas “Cidadania nas Sociedades, Cidadania nas Organizações” e “A Virtude nas Organizações”.

Contemplam-se também Painéis subordinados às temáticas “Sentido e Valor da Gestão das Pessoas no Governo das Organizações”, “Que formação em Gestão das Pessoas para os Gestores do Futuro: O Papel das Universidades” (neste painel será discutido o papel das Universidades na construção dos saberes e das competências críticas para aqueles que vão ter como missão, no futuro, gerir empresas, pessoas e negócios, bem como a discrepância entre o saber/saber ensinado nas universidades e o saber/fazer que a experiência profissional acarreta) e, por último, “Que Futuro para Gestão das Pessoas” (neste painel pretende-se reunir um conjunto de Diretores de Recursos Humanos de empresas representativas, para discutir de que modo a Gestão de Pessoas pode tornar-se um aliado no rumo estratégico das organizações e assumir maior protagonismo).

Os novos modelos de “Human Governance” colocam as pessoas e a gestão das mesmas como elementos de elevada importância estratégica das organizações. Ao colocar este assunto como tópico central do Encontro Nacional, pretende-se assinalar a história de uma função que soube, ao longo de inúmeras contrariedade, fazer prevalecer a ideia de que, fundamentalmente, é “nas pessoas, pelas pessoas e para as pessoas que se realiza o verdadeiro desígnio dos propósitos organizacionais”.