29 maio, 2014

SME Instrument: 1ª call em aberto!


As candidaturas ao SME Instrument, uma nova linha de apoio dedicada às PME do Horizonte 2020, estão neste momento disponíveis e a primeira call encerra no próximo dia 18 de junho. Este programa conta com um dotação orçamental de 3 mil milhões de euros para o período 2014-2020 e visa apoiar a transformação de ideias de negócio disruptivas em soluções concretas e inovadoras com impacto significativo a nível europeu e global, permitindo o desenvolvimento, crescimento e internacionalização das empresas.

Trata-se de uma iniciativa que fornece suporte a todo o ciclo de inovação empresarial, desde a fase de viabilidade tecnológica, técnica e económica da ideia à execução projeto de inovação e, por fim, a comercialização. Os projetos apresentados deverão considerar ideias de negócio suportadas em tecnologias com estado de desenvolvimento avançado - tecnologias demonstradas em contexto ou ambiente relevante (industrial).

O SME Instrument é composto por 3 fases distintas: a fase I, dedicada à viabilidade tecnológica, técnica e económica, com uma duração de 6 meses; a fase II, para a implementação e validação técnica da ideia, com duração entre 12 e 24 meses; e, a Fase III, que visa apoiar a comercialização das soluções ou produtos desenvolvidos na fase anterior.

Na fase I, as empresas poderão usufruir de um apoio financeiro através de um Lump Sum de 50 mil euros e na fase II o financiamento poderá ir até aos 2,5 milhões de euros. Na fase III, as empresas não beneficiarão de financiamento direto, mas verão facilitado o acesso a crédito com baixas taxas de juro ou acesso a capital de risco. Para mais informações poderão aceder a ec.europa.eu.