27 março, 2014

SME Instrument: Nova medida de apoio às PME!


As candidaturas ao SME Instrument, uma nova linha de apoio dedicada às PME do Horizonte 2020, estão neste momento disponíveis. Este programa conta com um dotação orçamental de 3 mil milhões de euros para o período 2014-2020 e visa apoiar a transformação de ideias de negócio disruptivas em soluções concretas e inovadoras com impacto significativo a nível europeu e global, permitindo o desenvolvimento, crescimento e internacionalização das empresas.

Trata-se de uma iniciativa que fornece suporte a todo o ciclo de inovação empresarial, desde a fase de viabilidade tecnológica, técnica e económica da ideia à execução projeto de inovação e, por fim, a comercialização. Os projetos apresentados deverão considerar ideias de negócio suportadas em tecnologias com estado de desenvolvimento avançado - tecnologias demonstradas em contexto ou ambiente relevante (industrial).

O SME Instrument é composto por 3 fases distintas: a fase I, dedicada à viabilidade tecnológica, técnica e económica, com uma duração de 6 meses; a fase II, para a implementação e validação técnica da ideia, com duração entre 12 e 24 meses; e, a Fase III, que visa apoiar a comercialização das soluções ou produtos desenvolvidos na fase anterior.

Na fase I, as empresas poderão usufruir de um apoio financeiro através de um Lump Sum de 50 mil euros e na fase II o financiamento poderá ir até aos 2,5 milhões de euros. Na fase III, as empresas não beneficiarão de financiamento direto, mas verão facilitado o acesso a crédito com baixas taxas de juro ou acesso a capital de risco. As PME podem submeter propostas a este instrumento continuamente durante todo ano 2014. Para mais informações poderão aceder a ec.europa.eu.