20 março, 2014

Erasmus para Jovens Empreendedores


O programa de intercâmbio europeu para empreendedores já está operacional e tem por objetivo dar aos novos empreendedores a oportunidade de adquirirem conhecimento para gerirem pequenos negócios, junto de empreendedores que têm já uma ampla experiência, num outro país.

A partilha de experiências deverá ter lugar durante a estadia com o empreendedor experiente, colocando o indivíduo em contacto com diferentes culturas e estruturas organizacionais e, de como as empresas funcionam no país estrangeiro. Por outro lado, o empreendedor de acolhimento beneficiará de uma nova perspetiva sobre o seu negócio, além de que pode cooperar com parceiros estrangeiros, podendo estabelecer novas relações comerciais ou mercados no exterior.

Relativamente às condições de participação, os novos empreendedores deverão ser indivíduos que estejam a planear seriamente começar um novo negócio ou, aqueles que tenham iniciado o seu próprio negócio nos últimos três anos. No caso do empreendedor experiente, é necessário que tenha residência permanente num dos países participantes do programa, que seja proprietário-gestor de uma pequena ou média empresa ou, que esteja diretamente envolvido em empreendedorismo ao nível de Conselho de Administração de PME.

Para efetuar a candidatura os empreendedores devem começar por escolher o seu ponto de contacto local preferido, o qual será o guia ao longo de todo o processo. A lista de pontos de contacto locais, bem como todos os requisitos para oficializar a candidatura estão disponíveis em www.industriascriativas.com.