27 fevereiro, 2014

SpinUM: Ideias inovadoras da UMinho premiadas


A TecMinho e associação com o Spinpark premiaram, pelo sexto ano consecutivo, as ideias empreendedoras geradas na Universidade do Minho através do concurso SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio. Este concurso é dirigido à comunidade de investigadores, alunos e antigos alunos da Universidade do Minho e tem como principais objetivos estimular uma cultura empreendedora na Universidade do Minho, selecionar e apoiar a concretização das ideias de negócio inovadoras, em qualquer domínio científico ou tecnológico.

As ideias finalistas desta edição do SpinUM provêm das áreas da Saúde, Segurança, Nanotecnologia, Eletrónica e das TIC. De entre o conjunto de candidaturas apresentadas, a ideia vencedora do 1º Prémio SpinUM foi “medQuizz®”, trata-se de uma ideia que consiste numa plataforma que permite a criação e gestão de um banco de perguntas e a conceção/execução de testes de avaliação online. O 2º Prémio foi atribuído à ideia de negócio “Dispensador Automático de Medicação”, que consiste num dispensador automático de medicação que auxilia no controlo da toma da medicação em indivíduos que necessitam do consumo regular de medicamentos. O prémio “Jovens Empreendedores” foi concedido à ideia de negócio “MIST (Microprocessor Integrated System Technology)”, uma ideia que procura desenvolver e comercializar microprocessadores para a indústria aeroespacial, aeronáutica e automóvel.

Os contemplados receberam prémios monetários e serviços de apoio à criação de empresas num valor total superior a 20 mil euros.