26 dezembro, 2013

Horizonte 2020 já disponível para apoiar projetos europeus inovadores


O Horizonte 2020 é o nome do novo Programa Quadro de Investigação e Inovação da UE - União Europeia que irá abranger o período de 2014-2020. O novo Programa-Quadro tem um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020 e é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração.

O novo programa-quadro é composto por três pilares programáticos com âmbitos diferentes: Pilar I - Excelência Científica (com cerca de 32% do orçamento total); Pilar II - Liderança Industrial (correspondente a cerca de 22% do orçamento); e, Pilar III - Desafios Societais (com cerca de 39% do orçamento total). Para além destes três pilares, existem ainda outros instrumentos que representam, no total, cerca de 6% do orçamento do Horizonte 2020. Adicionalmente, o programa EURATOM, destinado a atividades na área da energia nuclear, tem um orçamento de 2,37 milhões de euros também para o período compreendido entre 2014 e 2020.

Neste momento, foram já anunciados inúmeros concursos que abrangem todas as áreas de atuação. Os interessados deverão consultar o Portal do Participante de forma a consultar em detalhe as diversas candidaturas que foram entretanto abertas.