07 novembro, 2013

Prémios INSEAD de Empreendedorismo e Empreendedorismo Social


Encontram-se abertas as candidaturas ao 6.º Prémio INSEAD de Empreendedorismo, que nesta edição contempla uma vertente suplementar direcionada especificamente para o Empreendedorismo Social. Para além do habitual prémio de um curso no valor de 10 mil euros no INSEAD - The Business School of the World, haverá também um prémio de um curso no valor de 4 mil euros no INSEAD para o líder do projeto de Empreendedorismo Social vencedor do novo prémio.

Por um lado, o Prémio INSEAD de Empreendedorismo tem como objetivo distinguir uma empresa e gestor de referência no tecido das PME nacionais, valorizando os projetos empresariais com enfoque na inovação, crescimento, internacionalização e relevância para Portugal. Podem candidatar-se empresas há mais de cinco anos no mercado, com mais de 10 colaboradores e receitas na ordem dos 2,5 milhões de euros. No que respeita à permanência e dedicação do gestor, o candidato deve ter nacionalidade portuguesa, experiência profissional de cinco anos, período na função de 3 anos e risco pessoal de participação no capital.

Por outro lado, o Prémio INSEAD Empreendedorismo Social visa reconhecer uma iniciativa de empreendedorismo social que aborde de forma inovadora, sustentável e eficaz um problema negligenciado da sociedade portuguesa. Podem candidatar-se ao prémio, entidades ou iniciativas que integrem entidades nacionais de direito privado legalmente constituídas e devidamente registadas e que cumpram todas as condições legais necessárias ao pleno exercício da respetiva atividade. As entidades ou iniciativas devem conseguir gerar metade das receitas através da venda de produtos ou serviços no último ano. O empreendedor social deve ter nacionalidade portuguesa, experiência profissional mínima de 3 anos e o período na função ou em cargo equivalente na organização de 2 anos, podendo ter dedicação não exclusiva.

As candidaturas para as duas categorias podem ser efetuadas até ao dia 29 de novembro. Para mais informações e submissão de candidaturas, consultar o endereço www.premio-insead.com.