18 outubro, 2013

ON.2 - O Novo Norte lança últimos concursos


O Programa Operacional Regional do Norte “ON.2 - O Novo Norte” lançou recentemente o último pacote de concursos para financiamento comunitário a vários projetos regionais, com um montante total de 21,3 milhões de euros de apoio ao investimento.

No total, encontram-se abertos até ao dia 8 de novembro, oito concursos, sendo que a maior dotação orçamental corresponde a 10 milhões de euros, que se destinam à preservação e valorização do património cultural da Região Norte. A segunda maior fração é dirigida ao apoio a infraestruturas científicas e tecnológicas, perfazendo 6 milhões de euros. O ON.2 lançou também um concurso com um financiamento de 2 milhões de euros para a conservação e valorização de espaços naturais protegidos e classificados da região, assim como um outro, com uma dotação de 1,5 milhões de euros, para a criação e desenvolvimento de serviços das bibliotecas públicas na região. Os concursos restantes, têm ainda a função de financiar investimentos de qualificação da oferta turística da região e de promoção da marca “Porto e Norte de Portugal”, com um apoio na ordem de 1,2 milhões de euros. No sentido de dar continuidade ao investimento na promoção e valorização das indústrias criativas no Norte, a ON.2 abriu também um envelope de apoios para a realização de “grandes eventos”, com 600 mil euros.

As principais entidades beneficiárias destes concursos são: instituições do ensino superior; instituições públicas com atividades de I&D; pessoas coletivas sem fins lucrativos; municípios, entidades públicas e organismos da Administração Pública Central; e, fundações e associações, entre outros (dependendo do concurso).

O ON.2 arrancou em 2007 e representa um total de 2,7 mil milhões de euros de fundos comunitários destinados à região Norte, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Para mais informações sobre os últimos concursos do ON.2, consultar www.novonorte.qren.pt.