09 agosto, 2013

Iniciativa “Portugal Sou Eu” valoriza oferta nacional


Lançado em dezembro de 2012 pelo Ministério da Economia e do Emprego, o “Portugal Sou Eu” é um programa dirigido a cidadãos, empresas e entidades públicas, cujo principal objetivo consiste em valorizar a oferta nacional.

A iniciativa é operacionalizada em parceria pela AEP - Associação Empresarial de Portugal, AIP - Associação Industrial de Portugal, CAP - Agricultores de Portugal e IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação e visa sensibilizar produtores e consumidores para a importância social e económica que a produção e o consumo de produtos com valor acrescentado nacional representa para o crescimento das empresas e do emprego nacional, ajudando a valorizar as marcas nacionais na comunicação com o mercado e estimulando novas oportunidades de negócio. 

As ações da iniciativa "Portugal Sou Eu", que vem substituir a marca criada em 2006 “Compro o que é nosso”, assentam em três eixos de intervenção: junto dos consumidores, das empresas e das entidades públicas. Um dos objetivos operacionais da iniciativa consiste na criação do selo “Portugal Sou Eu”, que permite ao consumidor final e intermédio reconhecer a elevada incorporação nacional de um produto. Este selo destina-se a produtos resultantes da produção agrícola e industrial e ainda aos produtos que não sejam fabricados pelo requerente mas que este seja detentor da marca. 

A candidatura para a adesão ao selo Portugal Sou Eu é feita online e a atribuição é dirigida operacionalmente pela AEP, AIP e CAP, entidades que fazem parte do Órgão Operacional do programa. Mais informações em portugalsoueu.pt.