14 junho, 2013

Bolsas de investigação Marie Curie


A Comissão Europeia acaba de lançar o convite para apresentação de candi­daturas à última fase de bolsas Marie Curie atribuídas no âmbito do atual 7º Programa-Quadro de Inves­tigação, em vigor entre 2007 e 2013.

As bolsas individuais Marie Curie apoiam a mobilidade dos investigadores dentro e fora da Europa, mas também contribuem para atrair os melhores investigadores estran­geiros a trabalharem na União Europeia. Estas bolsas estão disponíveis a investigadores, independentemente da sua idade, género ou nacionalidade e proporciona possibilidade de ganhar experiência no estrangeiro e no setor privado, e de complementar a sua formação com outras competências ou disciplinas que podem vir a ser úteis para as suas carreiras.

O Fundo de Ações Marie Curie disponibiliza cerca de 220 milhões de euros, a maior dotação na história do programa, que serão atribuídos este ano a cerca de 1.000 investigadores experientes.

As bolsas individuais continuarão a ser concedidas ao abrigo das no­vas ações Marie Sklodowska-Curie, no âmbito do programa Horizonte 2020, que vigorará no período 2014-2020. As candidaturas podem ser apresentadas até 14 de agosto de 2013 em ec.europa.eu.