15 março, 2013

Concurso Inova Têxtil 2013 premeia inovação nacional


O CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, com o apoio das Associações Empresariais de Têxtil e Vestuário e de entidades Públicas da área da Economia, Inovação, da Ciência e Tecnologia, encontra-se a promover a edição 2013 do concurso anual Inova Têxtil.

De âmbito nacional, este concurso tem como principais objetivos o estímulo e a promoção de ideias, materiais, produtos, serviços, aplicações e conceitos de negócio inovadores associados à fileira têxtil e respetivos sectores de aplicação. As categorias a concurso são: a Moda; os Têxteis Técnicos; o Vestuário Funcional; e os Serviços. O júri do concurso terá como principais critérios de seleção: o grau de inovação; a novidade da proposta nos mercados; a identificação da necessidade/ oportunidade; determinação do potencial de exploração comercial da ideia a um nível internacional; e, a qualidade de especificação técnica do produto e a exequibilidade industrial.

As candidaturas estão disponíveis a pessoas singulares com mais de 18 anos, individualmente ou em grupo, empresas e organizações, incluindo redes de organizações, desde que possuam atividade sediada em Portugal. Os primeiros classificados em cada uma das categorias a concurso, beneficiarão de um Plano de Negócios ou de Marketing para o produto/ serviço apresentado a concurso. Serão igualmente atribuídos troféus e menções honrosas em todas as categorias. A entidade galardoada com o Grande Prémio Inova Têxtil 2013 beneficiará de uma participação sem custos na edição seguinte da Modtíssimo, num espaço com destaque especial e devida promoção mediática, tendo também a possibilidade de usufruir de 50% de desconto na incubação no CAR-IDT (incubadora CITEVE), durante um ano.

O processo de candidatura implica o envio do formulário devidamente preenchido e a entrega de amostras/ provas de conceito até ao dia 30 de abril de 2013. De acordo com o regulamento do concurso, que se encontra disponível em www.citeve.pt, os vencedores serão divulgados no dia 7 de junho de 2013.