08 fevereiro, 2013

Alargamento do prazo para reembolso de empréstimos PME Investe


Foi aprovado o alargamento do prazo em mais 12 meses para pagamento dos empréstimos aprovados ao abrigo das linhas de crédito PME Investe. Esta medida permite a não amortização de capital nestas linhas durante 12 meses, de modo a beneficiar a tesouraria das empresas nesta conjuntura de grande escassez de crédito.
As linhas de crédito PME Investe têm como objetivo facilitar o acesso das PME ao crédito bancário, nomeadamente através da bonificação de taxas de juro e da redução do risco das operações bancárias através do recurso aos mecanismos de garantia do Sistema Nacional de Garantia Mútua. O primeiro alargamento de prazo das Linhas PME Investe, decidido em setembro de 2011, beneficiou a tesouraria de mais de 8 mil empresas, ao alargar o prazo de reembolso de empréstimos de valor superior a 1,5 mil milhões de euros, permitindo avaliar o fundo de maneio das PME em mais de 450 milhões de euros.

As empresas que tenham operações contratadas ao abrigo das linhas de crédito PME Investe deverão solicitar junto do seu Banco o alargamento do prazo com carência de reembolso de capital, que após aprovação será reencaminhado para a sociedade de garantia mútua respetiva, para decisão e formalização.