14 dezembro, 2012

Projecto YEU no combate ao desemprego jovem


Foi oficialmente lançado o projecto europeu YEU - Youth Enterprise and Unempoyment, cujo objectivo principal passa por combater o desemprego jovem, em toda a Europa mas em especial nos países que apresentam elevadas taxas de desemprego.

Este projecto internacional terá uma duração de dois anos e conta com a participação de nove parceiros europeus. A parceria do projecto é multidisciplinar, sendo constituída por: Coventry and Warwickshire Chamber of Commerce (líder do projecto com sede no Reino Unido); spin-off EDIT VALUE® Consultoria Empresarial (único parceiro português); DEMOCenter-Sipe (Itália); Young Enterprise (Reino Unido); CPU Institute for Business Education (Eslovénia); Virtech (Bulgaria); Yeditepe University (Turquia); StartUP Bulgaria Foundation (Bulgaria); e, University of Economics and Innovation in Lublin (Polónia).

Esta iniciativa pretende motivar e sensibilizar os jovens desempregados no sentido de criarem os seus próprios empregos de forma a combater a sua situação de desemprego. De acordo com os dados da Comissão Europeia tendo como referência o mês de Setembro de 2012, a taxa média de desemprego na Europa é de 22,7%, no caso de Portugal e Itália o valor é de 35,1%, e a Polónia apresenta 26,5% de jovens desempregados. O Reino Unido (20,4%), a Turquia (18,4%), e a Eslovénia (17,2%), apesar de estarem abaixo da média da comunidade, apresentam taxas de desemprego entre os jovens com idades entre os 15 e os 24 anos bastante elevadas.

O projecto pretende disponibilizar um conjunto de ferramentas e-learning gratuitas, em 7 idiomas diferentes e disponíveis online para toda a comunidade em geral, mas com especial enfoque nos jovens europeus desempregados. A crise que tem afectado a Europa desde 2008, tem tido impactos excepcionalmente severos nos jovens. A taxa de desemprego entre os jovens é duas vezes superior à taxa de desemprego dos adultos e tem tido uma subida dramática nos últimos quatro anos. O YEU pretende contribuir para a diminuição da taxa de desemprego na Europa e para a melhoria das condições de vida dos jovens europeus que enfrentam problemas de empregabilidade.

Todas as informações sobre o projecto estão já disponíveis em www.y-e-u.eu.