02 novembro, 2012

QREN SI Qualificação e Internacionalização de PME: Candidaturas abertas!


O QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 lançou no passado dia 24 de Outubro novos concursos destinados a apoiar o tecido empresarial português. De entre os novos programas de incentivo disponibilizados, encontra-se o SI Qualificação e Internacionalização de PME (projectos individuais) que tem como principal objectivo capacitar e dotar as PME com os instrumentos necessários para a actuação no mercado global. Este sistema de incentivos apoia investimentos empresariais que reforcem a capacidade e a operacionalidade das empresas no mercado externo, aumentando e promovendo a sua competitividade.

São susceptíveis de apoio os projectos de investimento que reforcem a posição do tecido empresarial português no mercado internacional. Os factores dinâmicos de competitividade considerados pelo programa são: propriedade industrial; criação, moda e design; desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos; organização e gestão e tecnologias de informação e comunicação (TIC); qualidade; ambiente; inovação; diversificação e eficiência energética; economia digital; comercialização e marketing; internacionalização; responsabilidade social, segurança e saúde no trabalho; e, igualdade de oportunidades.
No âmbito deste programa de apoio e incentivo são elegíveis: despesas com formação dos recursos humanos; despesas em acções de prospecção de novos mercados e clientes; aquisição de equipamentos informáticos e software standard e específico; aquisição de equipamento que permita à empresa superar as normas em matéria de ambiente; estudos, diagnósticos, auditorias e planos de marketing; investimentos nas áreas de eficiência energética e energias renováveis; despesas inerentes à implementação de sistemas de gestão da qualidade; e despesas com a criação e desenvolvimento de insígnias, marcas e colecções próprias.

As candidaturas ao Sistema de Incentivo “Qualificação e Internacionalização de PME” dividem-se em quatro fases distintas, sendo que a primeira fase termina já no dia 31 de Dezembro de 2012.

Todas as informações sobre este e outros programas de incentivos estão disponíveis em www.incentivos.qren.pt.