31 agosto, 2012

Semana Europeia das PME 2012


A Comissão Europeia encontra-se a promover a Semana Europeia das PME 2012, iniciativa que tem como principal objectivo a promoção e divulgação de actividades que contribuam para fomentar o empreendedorismo e a inovação na Europa. O projecto pretende ainda informar os empresários, os potenciais empresários, os agentes da envolvente, os jovens e o público em geral, sobre ajudas e programas de apoio disponíveis, tanto a nível europeu, como nacional e local.

Esta iniciativa iniciou-se em Março, com a submissão das primeiras candidaturas e, até à data, Portugal é o segundo país com maior actividade no âmbito da Semana Europeia das PME 2012. A formalização da candidatura é feita através de uma plataforma electrónica própria e deve cumprir a antecedência mínima de um mês em relação à data de realização da actividade, sendo 30 de Novembro a data limite para participação. A apresentação de candidaturas poderá ser feita por todas as empresas ou entidades públicas ou privadas da envolvente empresarial.

Os eventos podem ser de natureza diversa: conferências, feiras, jornadas de portas abertas, ateliers, seminários, actividades artísticas, concursos, eventos de intermediação, fóruns de finanças, cursos de línguas para empreendedores, eventos online ou networking. Cada um dos eventos deve focar-se num determinado tema: empreendedorismo jovem, sénior ou feminino, incentivos locais, regionais e nacionais para as PME, a promoção de programas europeus, o financiamento e start-ups, entre outros.

Mais informações estão disponíveis em ec.europa.eu/sme-week.