10 agosto, 2012

PME Crescimento reforçada em mil milhões


O Governo aprovou o reforço da Linha de Crédito PME Crescimento em mil milhões. Este instrumento pretende apoiar as pequenas e médias empresas ao nível de investimentos em activos fixos tangíveis, activos intangíveis ou o reforço em fundo de maneio ou dos capitais permanentes.

A Linha PME Crescimento dirige-se às micro e pequenas empresas e às empresas exportadoras. Esta linha apresenta dotações diferentes de acordo com a tipologia de empresa, incluindo dotações específicas para as empresas exportadoras (350 milhões) e para as micro e pequenas empresas (250 milhões). Existem ainda montantes máximos do financiamento a atribuir por empresa: para as empresas PME Líder o montante máximo é de 1,5 milhões de euros, para as micro empresas é de 25 mil euros e para as pequenas empresas é de 50 mil euros.

As empresas interessadas deverão apresentar a sua candidatura em qualquer um dos Bancos protocolados e os spreads podem variar entre 4,813% e 5,375%.

Dos 1.500 milhões inicialmente afectos à linha PME Crescimento, cerca de 1.380 milhões já estão aprovados, o que corresponde a uma taxa de execução superior a 92%.