03 agosto, 2012

Capital Verde da Europa 2015


A Comissão Europeia encontra-se a promover a iniciativa Capital Verde da Europa 2015. A intenção é premiar e reconhecer as cidades que se encontram na vanguarda de um habitat urbano respeitador do ambiente e que podem servir de modelo para inspirar outras cidades.

Este prémio, criado em 2010, já distinguiu cinco cidades europeias. Os principais objectivos são: distinguir cidades que apresentem um historial bem estabelecido de respeito por padrões ambientais elevados; estimular as cidades a assumirem metas ambiciosas em relação ao futuro melhoramento do ambiente e ao desenvolvimento sustentável; e, fornecer um modelo de inspiração para outras cidades, promovendo as melhores práticas e experiências nas restantes cidades europeias.

Poderão candidatar-se todas as cidades europeias com mais de 200 mil habitantes, pertencentes aos Estados‑Membros da União Europeia, aos países em adesão (Croácia), aos países candidatos (Turquia, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Montenegro, Islândia e Sérvia) e outros países do Espaço Económico Europeu (Noruega e Liechtenstein).

As candidaturas serão avaliadas tendo em conta inúmeros indicadores, nomeadamente, o contributo local para as alterações climáticas à escala mundial, transportes sustentáveis, zonas verdes urbanas que integram uma utilização sustentável do solo, a qualidade do ar e os níveis de ruído, a gestão dos resíduos, o consumo de água e o tratamento de águas residuais, a eco-inovação e emprego sustentável, a eficiência energética, entre muitos outros.

As candidaturas podem ser apresentadas até 15 de Outubro de 2012, por via electrónica ou através do website da iniciativa: www.europeangreencapital.eu.