29 junho, 2012

Eurostars - Programa de Apoio à Competitividade das PME


O programa Eurostars está inserido na iniciativa inter-governamental Eureka e tem como finalidade promover a competitividade Europeia através de apoio a negócios, centros de investigação e universidades que estejam envolvidos em projectos pan-Europeus de desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores.

Os beneficiários do programa Eurostars são todas as PME - Pequenas e Médias Empresas com meios próprios de investigação. Considera-se uma PME com meios próprios de investigação aquela que dedica pelo menos 10% do seu volume de negócios ou o equivalente a tempo inteiro a actividades de investigação. Os projectos devem ser apresentados por uma parceria de pelo menos dois participantes, sendo que cada participante deverá pertencer a diferentes países, integrados na comunidade de países Eurostars, na qual se inclui Portugal. 

Cada projecto deve ter uma duração máxima de três anos, e dois anos após a conclusão do projecto, o produto, processo ou serviço resultante da investigação deverá estar pronto para ser introduzido no mercado, havendo contudo algumas excepções, aplicadas por exemplo a produtos médicos e biomédicos.

A data limite de submissão de candidaturas é 20 de Setembro de 2012. Todas as informações disponíveis sobre o programa Eurostars podem ser encontradas em www.eurostars-eureka.eu.