04 junho, 2012

CITEVE entrega prémios “Inova Têxtil” em evento internacional


A cerimónia de divulgação dos vencedores do Concurso “Inova Têxtil” (edição 2012) terá lugar no feriado de 7 de Junho (5.ª feira), no Instituto do Design (antiga Fábrica Ramada), situado na Rua Padre Gaspar Roriz (Couros), em Guimarães. Integrado num evento internacional dedicado à cor que decorre durante 2 dias na Cidade Berço, a entrega de prémios será realizada durante o jantar de celebração do 20.º aniversário da Associação Selectiva Moda. O ICoC - “Internacional Conference on Color” é promovido pelo CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal e por Guimarães - Capital da Cultura 2012, em parceria com a Intercolor. 

A Intercolor é uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento de cor para a indústria da moda nas suas várias vertentes. Agrupa especialistas de catorze países europeus e asiáticos: Alemanha, China, Coreia Sul, Espanha, França, Finlândia, Hungria, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal, Suíça, Tailândia, Turquia. Os seus membros reúnem duas vezes ao ano para chegar a conclusões sobre tendências de moda, sendo o primeiro organismo a criar paletas de cor, 24 meses antes da estação em questão. Desta forma, passa dados importantes à indústria da moda para que esta possa desenvolver duma forma mais coerente e estruturada o seu trabalho.

No âmbito do ICoC, terá então lugar a entrega de prémios do “Inova Têxtil”, concurso nacional que pretende galardoar empresas e criadores que se distinguiram em 2011 pela apresentação de resultados inovadores ao nível dos materiais, produtos, serviços, aplicações e conceitos de negócio, associadas à fileira têxtil e respetivos sectores de aplicação.

Serão entregues Troféus e Menções Honrosas para os 1.º e 2.º classificados em cada uma das categorias a concurso (Moda, Têxteis-Lar, Vestuário funcional, Têxteis técnicos e Serviços). Será galardoada com o Grande Prémio “Inova Têxtil” 2012 a empresa que mais se destacou em todas as categorias a concurso. Os primeiros classificados beneficiarão também de um Plano de Negócios ou de Marketing para o seu produto/serviço.