02 março, 2012

Concurso Inova Têxtil premeia inovação nacional


O Inova Têxtil é um concurso nacional que tem como principais objectivos o estímulo e promoção de ideias, materiais, produtos, aplicações, serviços e conceitos de negócio novos e inovadores associados à fileira têxtil e respectivos sectores de aplicação.

Promovido pelo CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (com a colaboração da Associação Selectiva Moda, das Associações Empresarias de Têxtil e Vestuário e de outras entidades públicas da área da Economia, Inovação, da Ciência e Tecnologia), podem candidatar-se a este concurso todas as pessoas singulares com mais de 18 anos, empresas ou organizações (incluindo redes de organizações), desde que possuam actividade sediada em Portugal.

As categorias a concurso são: a Moda; os Têxteis-Lar; o Vestuário Funcional; os Têxteis Técnicos; e, os Serviços. O júri do concurso terá como principais critérios de selecção: o grau de inovação; a novidade da proposta nos mercados; a identificação da necessidade/oportunidade; e, determinação do potencial de exploração comercial da ideia a um nível internacional. A qualidade de especificação técnica do produto e a exequibilidade industrial serão também elementos relevantes na análise dos projectos apresentados.

Serão atribuídos troféus e menções honrosas em todas as categorias. O Grande Prémio Inova Têxtil (Excelência) vai distinguir uma única entidade, a qual beneficiará de uma participação, sem quaisquer custos, na próxima edição da Modtíssimo. Todas as entidades aceites a concurso receberão Diplomas de Participação e serão consideradas como Membros Aderentes do Clube Português de Inovação Têxtil, durante um período de seis meses. Os primeiros classificados em cada uma das 5 categorias a concurso, beneficiarão também de um Plano de Negócios ou de Marketing para o produto/serviço.

Para se candidatarem, os interessados terão de enviar para o email inovatextil@citeve.pt o formulário de candidatura devidamente preenchido e, simultaneamente, entregar provas de conceito (amostras/protótipos) ao CITEVE até às 18 horas do dia 30 de Abril de 2012. De acordo com o regulamento do concurso, disponível em www.citeve.pt, os resultados serão divulgados no dia 4 de Junho de 2012.