30 dezembro, 2011

Casos de Desenvolvimento Regional


Foi lançado a nível nacional o livro “Casos de Desenvolvimento Regional”, uma obra única em Portugal que contou com o contributo de vários autores.

Nesta obra são abordados diversos temas todos relacionados com Economia e Política de Desenvolvimento Regional. O livro dirige-se aos investigadores que pesquisam sobretudo as áreas relacionadas com o desenvolvimento económico e social e aos decisores de política e também àqueles que dinamizam acções com intuito de gerar a competitividade e a coesão dos territórios.

Destaca-se o estudo elaborado por Nuno Pinto Bastos (Administrador do spin-off académico EDIT VALUE®) e J. Cadima Ribeiro (Professor Catedrático da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho), cujo título é “O Quadrilátero Urbano do Baixo Minho para a Competitividade e a Inovação”. Este trabalho pretendeu contribuir para: i) a avaliação do potencial competitivo da dita rede urbana do Baixo Minho; ii) a identificação do modo como as políticas públicas estão a promover uma cultura de natureza estratégica naquele território; e, iii) a verificação de em que medida o conceito de rede que está a ser promovido se aproxima do de “região do conhecimento”.
Os autores concluem que o “Quadrilátero Urbano” é uma realidade incontornável a diversos níveis, nomeadamente demográfico, económico e cultural. Com a constituição da rede urbana do Baixo Minho verificou-se que a articulação dos objectivos e dos investimentos e o acompanhamento dos trabalhos realizados nos vários municípios vizinhos se tornou mais fácil. Observa-se, igualmente, que este quadro de cooperação é essencial para vencer os desafios de uma competitividade territorial à escala global.