24 outubro, 2011

Concurso de Ideias "O Empreendedorismo está na Moda": Conheça os vencedores!

O Concurso de Ideias "O Empreendedorismo está na Moda" já seleccionou as 8 ideias vencedoras que vão beneficiar de consultoria especializada para a elaboração de um Plano de Negócios profissional. Com o Business Plan, os promotores das melhores ideias a concurso poderão analisar estrategicamente a sua ideia, verificar a viabilidade do seu negócio e, se assim o desejarem, apresentá-lo a investidores que possam estar interessados em associar-se a um projecto inovador no sector da Moda.

O Júri foi constituído por um representante de cada uma das três entidades envolvidas neste projecto: CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, spin-off EDIT VALUE - Consultoria Empresarial e LIFTOFF - Gabinete do Empreendedor da Associação Académica da Universidade do Minho.

O concurso recebeu ideias provenientes da Universidade do Minho, mas também externas ao contexto universitário, sendo de realçar a existência de candidaturas internacionais (Brasil e Reino Unido). O processo de avaliação das candidaturas decorreu na passada semana com base nos seguintes critérios:
a) Perfil dos promotores;
b) Originalidade e criatividade;
c) Intensidade tecnológica e carácter inovador;
d) Ligação da ideia ao sector da Moda;
e) Viabilidade técnica e económica do projecto;
f) Potencial de mercado e internacionalização.

Cada um dos critérios foi pontuado de 1 a 5 (sendo 5 o melhor), tendo os mesmos sido afectados com a seguinte ponderação:
Critério A: 20%
Critério B: 10%
Critério C: 20%
Critério D: 15%
Critério E: 25%
Critério F: 10%

A pontuação final de 0 a 100 resultou da média das pontuações atribuídas por cada elemento do Júri em cada um dos critérios multiplicada pelo respectivo coeficiente.

Os resultados finais classificaram os 8 melhores projectos com o seguinte ranking:
1.º lugar: EarBox
2.º lugar: Tecido bloqueador de sons
3.º lugar: Etiquetas inteligentes
4.º lugar: MySpot
5.º lugar: Loja de roupa para adolescentes obesas
6.º lugar: Sapatos femininos para homens
7.º lugar: O baú da avó
8.º lugar: Loja de comércio e exposição

Considerando a confidencialidade de alguns dos projectos vencedores, deixamos ao cuidado dos promotores a gestão da sua divulgação. A Cerimónia Pública de Entrega dos Diplomas aos Vencedores do Concurso terá lugar no Dia do Empreendedor que vai ser comemorado no Campus de Gualtar da Universidade do Minho (em Braga) no dia 9 de Novembro (4.ª feira). Nesta data será também celebrado o 1.º aniversário do Gabiente do Empreendedor (LIFTOFF).