30 setembro, 2011

Capital de Risco

O COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, através do Sistema de Apoio ao Financiamento e Partilha de Risco da Inovação, coloca à disposição das pequenas e médias empresas novas e inovadoras formas de financiamento. Para isso, o veículo preferencial é o FINOVA, o qual participa no capital de 24 fundos de capital de risco que têm por objectivo contribuir para que as PME, em particular as mais novas e de menor dimensão, desenvolvam estratégias de inovação, de crescimento e de internacionalização. Os fundos dividem-se em 4 categorias: Inovação e Internacionalização de PME; Corporate Venture Capital; Projectos fase Early Stage; e, Projectos fase Pré-Seed.

O capital de risco constitui uma alternativa interessante para capitalizar PME, em especial pela dificuldade que estas encontram na fase de desenvolvimento e crescimento.

Actualmente, encontram-se formalmente constituídos 11 Fundos de Capital de Risco correspondendo a um total de 161 milhões de euros, sendo 88 milhões de financiamento FEDER (via COMPETE). Para mais informações consulte www.pofc.qren.pt.