12 agosto, 2011

Mais de 500 empresas abriram falência por mês

De acordo com um estudo elaborado pela Coface, mais de três mil empresas apresentaram insolvência ao longo do primeiro semestre de 2011, o que representa uma subida de 10,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Significa que, em média, por mês, 500 empresas registam insolvência.

Os distritos do Porto, Lisboa e Braga registam o maior número de pedidos de falência. Os sectores com maior risco de insolvência e de incumprimento bancário estão relacionados com a moda (têxtil, vestuário, couro e calçado), construção, comércio por grosso e comércio a retalho.

Em contrapartida, destacam-se pelo bom desempenho as áreas do lazer, cultura, principalmente o turismo em Faro e nos Açores, o sector alimentar, as actividades de educação e saúde humana e a logística.

Por outro lado, a constituição de novas empresas registou um aumento de quase 18%, dado terem sido criadas quase 20 mil empresas neste período. As constituições registaram, deste modo, um aumento de 17,9%, com a subida do número de empresas de 16.678 no primeiro semestre de 2010 para 19.661 em termos homólogos.

Fonte: O Informador Fiscal